Departamento de Direito Civil

Gita Goldenberg

Mestre e doutora em Psicanálise pela Fundação Getúlio Vargas, com bolsa do CNPq desde 1986, com a tese “Estudo da relação mãe-bebê segundo uma visão psicanalítica: a interferência dos canais sensoriais nas relações objetais”. Psicanalista pela Sociedade Psicanalítica do Rio de Janeiro, filiada à International Psychoanalytical Association (IPA). Pesquisadora no âmbito interdisciplinar entre o Direito e a Psicanálise, trabalhando inicialmente com Bolsa de Fixação de Professor Doutor da FAPERJ na UERJ. Primeira psicanalista concursada como professora adjunta da Faculdade de Direito da UERJ; desde 1994, com média 9.7, no Departamento de Direito Civil. Professora da Graduação e do Mestrado em Direito Civil e Direito da Cidade da Faculdade de Direito. Co-autora do projeto e a primeira coordenadora do Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu de Direito Especial da Criança e do Adolescente da UERJ. Em 1992, implantou a área de Psicanálise Jurídica no Escritório Modelo da UERJ.

É autora e coordenadora do curso de extensão e profissionalizante “Direito e Psicanálise com Ênfase em Casos Judiciais Complexos á Luz dos Novos Paradigmas da Lei” da Faculdade de Direito da UERJ e autora do projeto de pesquisa intitulado: “Centro de Mediação na Faculdade de Direito da UERJ: O Paradigma Contemporâneo do Acesso à Justiça nas Ações de Família à Luz do Novo Código de Processo Civil”, ambos registrados na Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade.

Atua como perita, assistente técnica e principalmente como Mediadora em ações de Família geralmente em ações de regulamentação de visitas, guarda unilateral, guarda compartilhada, abusos sexuais, destituição do poder famílias, indenização por abandono afetivo, alienação parental, adoção por famílias monoparentais, heterossexuais e homoafetivas.. Atualmente é mediadora no Tribunal de Justiça da comarca do Rio de Janeiro e principalmente em mediação extra-judicial em ações de família no consultório, tendo feito curso de Mediação de Conflitos no Tribunal do Rio de Janeiro no NUPEMEC. Em termos clinico de Atendimento Psicanalítico, realiza atendimento de crianças, adolescentes, adultos, terapia de casal e dinâmica familiar . Realiza também a orientação de novas configurações familiares para o fortalecimento do vínculo entre pais separados e seu filhos e a relação destes com os novos parceiros, tanto em relações heterossexuais como homoafetivas.