Quem Somos

Uma das mais importantes e respeitadas instituições de ensino na América Latina, a Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 1935, quando 20 magistrados resolveram fundar um novo curso de Direito. Eles queriam lecionar em uma escola de Direito livre das amarras políticas, plural, democrática, acessível ao maior número de pessoas. De lá para cá, muita coisa aconteceu, num caminho que passou pela consolidação da instituição, duas mudanças de sede, entre elas, um velho casarão, no bairro do Catete, culminando na integração do curso isolado à Universidade do Distrito Federal (UDF) – renomeada Universidade do Estado da Guanabara (UEG), e mais tarde transformada em UERJ.

Através de seu exemplar corpo docente, composto por 121 professores, a maior parte com doutorado e pós-doutorado, a Faculdade de Direito da UERJ proporciona oportunidades sem paralelo para o estudo teórico do Direito, num ambiente de aprendizado dinâmico e criativo.

A Faculdade de Direito da UERJ também prepara seus  alunos para o sucesso na prática do Direito, graças ao estágio obrigatório realizado em suas clínicas e grupos de pesquisa e no seu Escritório Modelo, paradigma de assistência jurídica gratuita no país.

Uerj Campus Maracanã

O Campus Universitário Francisco Negrão de Lima foi inaugurado, pelo Reitor Caio Tácito, em março de 1976, após quase dez anos de obras. O campus ocupa uma área de 150.000 m2 e compõe-se de cinco edificações: Pavilhão Reitor João Lyra Filho – onde está localizada a Faculdade de Direito –, a Capela Ecumênica, Centro Cultural Reitor Oscar Tenório, Concha Acústica, Teatro Odylo Costa, filho e o Pavilhão Reitor Haroldo Lisboa da Cunha.