Secretaria de Graduação ​

A Secretaria de Graduação da Faculdade de Direito é o setor administrativo responsável por manter atualizada a vida acadêmica de seus alunos.
Cabe ao órgão tratar às demandas e dúvidas da comunidade acadêmica divulgando orientações pertinentes ao curso, executando e mediando diversos procedimentos acadêmico administrativos, dentre os quais destacam-se: requisições de declarações específicas, quebra de pré-requisito, conflito de horário, revisão de prova, segunda chamada e regime excepcional; registro em sistema das inscrições em disciplinas solicitadas pelos discentes do primeiro período (As inscrições em disciplinas nos períodos seguintes são efetuadas pelos graduandos através da plataforma Aluno Online); colação de grau dos concluintes.

O aluno pode solicitar na Secretaria

• Declaração de Nada Consta;

• Declaração de Realização de Provas;

• Declaração de Prática Jurídica;

• Declaração de 3/5 cumpridos;

• Declaração de Previsão de Conclusão de Curso;

 

Para declarações fora do padrão, verificar possibilidade junto à equipe da Secretaria.
As declarações são emitidas com base nas informações constantes no Sistema Acadêmico de Graduação (SAG).
Solicitação: protocolo.sec.dir.uerj@gmail.com

 

Alteração de Histórico Escolar (RAIS) – O acerto de notas é intermediado e autorizado pelo professor responsável pela disciplina/turma;

Alteração de Inscrição em Disciplinas (Alteração Especial) – análise efetuada pelo DEP;

• Regime excepcional de aprendizagem (Deliberação nº 07/2014 e Portaria nº 06/2023)

Autenticação de Ementas de disciplinas e programas atualizados

• Revisão de grau

• Segunda chamada

• Quebra de pré-requisito e/ou conflito de horário

• Declaração de data da colação de grau

O aluno pode a solicitar ao Departamento de Administração Acadêmica

As solicitações devem obedecer aos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da UERJ

  • Carteira de estudante (2º via)
  • Certidão de regularidade de matrícula
  • Certidão de conclusão de curso com data de colação de grau
  • Diploma
  • Histórico Escolar
  • Trancamento de matrícula
  • Retorno antecipado
  • Prorrogação de Integralização Curricular
  • Rematrícula
  • Revisão de isenção em disciplinas
  • Vista de processo
  • Colação de grau antecipada / fora do prazo
  • Declaração de reconhecimento de Curso de Graduação
  • Declaração de previsão de conclusão de curso
  • Cancelamento de matrícula

Acesse o site do DAA

O aluno pode a solicitar através do Aluno Online

As solicitações devem obedecer aos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da UERJ

  • Atualização de alguns dados cadastrais
  • Solicitação de inscrição em disciplinas (SID)
  • Resultado de inscrição em disciplinas (RID)
  • Relação das solicitações de inscrição em disciplinas
  • Relação de disciplinas cursadas/em curso
  • Horário – disciplinas/turmas
  • Notas do período
  • Divulgação de oportunidades de estágios externos
  • Informações de Serviço de Protocolo e Atendimento
  • Cancelamento, substituição e reinscrição de disciplinas (no período de SAID)

Calendário Simplificado 2024.1
Inscrição em Disciplinas – Alunos Veteranos (Aluno Online)
01 a 16/fevereiro
Solicitação de Quebra de Pré-Requisito e Conflito de Horário
01 a 09/fevereiro
Início das Aulas
27/fevereiro
SAID (Cancelamento, Reinscrição, Substituição)
27/fevereiro a 12/março
Entrega de Monografia em Preparo (requerida em 2023.2)
Até 22/março
Requerimento de Isenção em Disciplinas – sistema do DSEA
27/fevereiro a 27/março
Entrega dos Termos de Compromisso e de Substituição de Orientador
04/março a 01/abril
Entrega do Formulário Avaliação de Monografia I
17 a 24/junho
Entrega do Projeto de Monografia
17 a 24/junho
Depósito e Defesa de Monografia II
25/junho a 05/julho
Entrega do Requerimento de Monografia Em Preparo
25/junho a 05/julho
Término das Aulas
06/julho
Término do Semestre
13/julho
Lançamento de notas (RFN)
08 a 13/julho
IMPORTANTE: Demais prazo e procedimentos devem ser consultados em: https://www.daa.uerj.br/calendario-academico/

Equipe

Jacelia Maria M. T. Lima

Chefe de Secretaria

Endereço

Rua São Francisco Xavier, 524 - 7º andar
Bloco F - Sala 7123
Maracanã - Rio de Janeiro (RJ) - 20550-900

Contatos

Telefones: 2334-0072 / 2334-0312
Email: sec.dir.uerj@gmail.com
https://www.facebook.com/SecretariaDireitoUERJ/

Atendimento de segunda a sexta: turnos da manhã, tarde e noite.