Biblioteca

FLÁVIO BAUER NOVELLI

Nascido em 1925 em São Paulo, Flávio Bauer Novelli foi uma referência no campo do Direito Tributário. Ingressou na Ordem dos Advogados do Brasil em 1949, no Rio de Janeiro, e atuou como diretor da Faculdade de Direito da UERJ (então Universidade do Estado da Guanabara) entre 1972 e 1976. Dedicou grande parte de sua carreira acadêmica à Teoria Geral do Direito e, especialmente, ao Direito Constitucional Tributário. Foi procurador-chefe da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro e esteve associado a diversas faculdades e instituições de ensino superior. Publicou inúmeras obras, incluindo livros, artigos em revistas especializadas e atualizações de trabalhos de autores renomados como Aliomar Baleeiro, Amílcar Falcão e Marcelo Caetano.

O saudoso professor, importante nome para a história da Faculdade de Direito, deixa através de sua biblioteca pessoal um precioso legado histórico, mnemônico e cultural, traduzido em livros repletos de marcas de uso e proveniência, como anotações manuscritas, dedicatórias, recortes de jornais sobre os temas tratados nas obras, que configuram ricas contribuições para o patrimônio bibliográfico institucional.

“Minha Biblioteca era, ela mesma, um lugar de conforto e consolo tranquilo. Talvez os livros tenham essa qualidade de nos consolar por não os possuirmos: são
os livros que nos possuem” (MANGUEL, 2018, p.54).