Departamento de Direito Comercial e do Trabalho

José Carlos Vaz

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), em 1987 e Mestre em Direito Internacional pela University of Kent at Canterbuy (Inglaterra) no ano de 1990. Obteve título de Doutor em Direito, em 1993, pela University of Kent at Canterbury (Inglaterra), quando defendeu a tese sobre “investimento estrangeiro e transferência de tecnologia”. Exerce atividades acadêmicas perante a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) como Professor Adjunto I em “Direito da Propriedade Industrial”, tendo realizado concurso público e admitido junto à referida instituição em 01/09/2004. Exerce também o cargo em comissão de Coordenador do Escritório de Patentes e Propriedade Industrial junto ao Departamento de Inovação da UERJ (INOVUERJ), desde 10 de outubro de 2012. Professor Adjunto do Mestrado Profissional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Sócio do escritório VAZ E DIAS ADVOGADOS & ASSOCIADOS, especializado em direitos da propriedade intelectual e inovação tecnológica. A sua formação acadêmica concentra-se no conhecimento do direito da propriedade intelectual, incluindo a assessoria jurídica nos contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica (PD&I) e transferência de tecnologia e licenciamento de direitos, bem como a gestão de ativos intangíveis, incluindo atuação administrativa e judicial na proteção e defesa dos desenhos industriais, patentes, modelos de utilidade, variedades de plantas, semicondutores e marcas de sociedades empresárias brasileiras e estrangeiras, bem como de instituições públicas.

Vínculo: Professor Ajunto