FAPERJ lança nova edição do edital de Auxílio Básico à Pesquisa – APQ 1

Por Ascom Faperj

A FAPERJ anunciou nesta quinta-feira, dia 3 de agosto, o lançamento do Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) – 2023, com um incremento em seu orçamento que eleva o investimento à ordem de R$ 35 milhões. Outra novidade é o aumento do teto para o financiamento de cada projeto, que poderá solicitar um valor de até R$ 120 mil, com prazo de execução de 2 anos.

O APQ 1 é a modalidade mais universal de apoio à pesquisa científica e faz parte de um conjunto de Programas Básicos da FAPERJ que se destina a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa individuais, conduzidos por pesquisadores qualificados e com grau de doutor ou equivalente.

Para o presidente da FAPERJ, Jerson Lima, o lançamento desse programa reforça a missão FAPERJ de fomentar a ciência, tecnologia e inovação do Estado. “O APQ 1 é um programa permanente da Fundação e muito importante para o desenvolvimento científico fluminense, e fundamental para os pesquisadores nos estágios iniciais da carreira”, disse Lima.

A liberdade na escolha dos temas faz do APQ 1 a modalidade de fomento mais procurada dentre os programas da FAPERJ, principalmente entre os jovens pesquisadores. Pesquisadores eméritos ou aposentados também poderão concorrer ao edital, desde que seja comprovado por documento oficial da instituição o vínculo, atestando efetiva participação na pesquisa a ser desenvolvida.

A avaliação das propostas leva em consideração a produção científica do proponente no período de Janeiro de 2018 a Julho de 2023, a capacidade de formação de recursos humanos e o projeto quanto a sua relevância e originalidade do projeto, adequação metodológica e exequibilidade da proposta.

Os recursos do programa poderão ser aplicados em despesas de capital e custeio, escolhidas pelos proponentes, essenciais à realização do projeto, desde que estejam de acordo com o classificador de receita e despesa do estado do Rio de Janeiro e em consonância com as metas do projeto.

Os recursos alocados para financiamento desse edital são da ordem de R$ 35 milhões, podendo ser incluídos recursos adicionais a critério da diretoria da Fundação, dependendo da demanda qualificada e da disponibilidade orçamentária. O prazo para a execução das propostas contratadas será de até 24 meses, contados a partir da data do depósito dos recursos.

Confira a íntegra do edital abaixo:

Edital FAPERJ N°13 – Auxílio Básico à Pesquisa (APQ1) – 2023

faperj