Secretaria
A Secretaria de Graduação da Faculdade de Direito é o setor administrativo responsável por manter atualizada a vida acadêmica de seus alunos.
Cabe ao órgão tratar às demandas e dúvidas da comunidade acadêmica divulgando orientações pertinentes ao curso, executando e mediando diversos procedimentos acadêmico administrativos, dentre os quais destacam-se: requisições de declarações específicas, quebra de pré-requisito, conflito de horário, revisão de prova, segunda chamada e regime excepcional; registro em sistema das inscrições em disciplinas solicitadas pelos discentes do primeiro período (As inscrições em disciplinas nos períodos seguintes são efetuadas pelos graduandos através da plataforma Aluno Online); colação de grau dos concluintes.
• Declaração de Nada Consta (2 por semestre);
• Declaração de Realização de Provas (2 por semestre);
• Declaração de Prática Jurídica (1 por semestre);
• Declaração de 3/5 cumpridos (1 por semestre);
• Declaração de Previsão de Conclusão de Curso;
• Alteração de Histórico Escolar (RAIS) – O acerto de notas é intermediado pelo professor responsável pela disciplina;
• Alteração de Inscrição em Disciplinas (Alteração Especial);
• Regime excepcional de aprendizagem:
• Autenticação de Ementas de disciplinas e programas atualizados
• Revisão de grau
• Segunda chamada
• Quebra de pré-requisito e/ou conflito de horário
• Declaração de data da colação de grau
• Carteira de estudante (2º via)
• Certidão de regularidade de matrícula
• Certidão de conclusão de curso com data de colação de grau
• Diploma
• Histórico Escolar
• Trancamento de matrícula
• Retorno antecipado
• Prorrogação de Integralização Curricular
• Rematrícula
• Revisão de isenção em disciplinas
• Vista de processo
• Colação de grau antecipada / fora do prazo
• Declaração de reconhecimento de Curso de Graduação
• Declaração de previsão de conclusão de curso
• Cancelamento de matrícula
As solicitações devem obedecer aos prazos estabelecidos pelo Calendário Acadêmico da UERJ
• Atualização de alguns dados cadastrais
• Solicitação de inscrição em disciplinas (SID)
• Resultado de inscrição em disciplinas (RID)
• Relação das solicitações de inscrição em disciplinas
• Relação de disciplinas cursadas/em curso
• Horário – disciplinas/turmas
• Notas do período
• Divulgação de oportunidades de estágios externos
• Informações de Serviço de Protocolo e Atendimento
• Cancelamento, substituição e reinscrição de disciplinas (no período de SAID)
Chefe de Secretaria: Jacelia Maria M. T. Lima
Assessoria: Ednaquele Silva, Fernando Campos, Juliana Bettencourt e Lilian Miranda.
Sala 7123 – Bloco F
das 9h às 13h e das 15h às 19h (Regime normal)
2334-0072 (temporariamente indisponível) / sec.dir.uerj@gmail / facebook/SecretariaDireitoUERJ