Monografia Em Preparo
A condição Em Preparo permite ao aluno inscrito em Monografia II e Seminário de Monografia II uma extensão de prazo para a conclusão da monografia e a realização da defesa, desde de que esteja apto e autorizado pelo orientador a solicitá-lo, mediante apresentação do formulário Requerimento de Monografia Em Preparo, à Secretaria, seguindo as instruções divulgadas.
Segundo a deliberação 027/2003 da UERJ, a situação Em Preparo pode ser substituída pelo registro da nota até 30 dias após o início do período letivo seguinte (a partir do início das aulas), sem prejuízos ao CR, cabendo à Unidade Acadêmica apresentar normas complementares, contendo procedimentos a serem adotados internamente.
O aluno tem direito a, no máximo, 3 (três) "em preparo". Após esse prazo, somente pode haver registro em seu boletim acadêmico de aprovação ou reprovação (nota/frequência), respeitado o prazo máximo de integralização curricular.
No semestre seguinte, no período de inscrição em disciplinas, aqueles que estejam na situação Em Preparo devem se inscrever novamente em Monografia II e Seminário de Monografia II, pelo Aluno Online.
A inscrição nas disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II, após o registro da condição Em Preparo, é obrigatória, porque se o aluno não apresenta, dentro da data estipulada, pela Secretaria, os documentos exigidos para a aprovação e conclusão da Monografia Em Preparo, ele fica obrigado a cursar essas matérias novamente, respeitando os prazos de entrega de Monografia do semestre seguinte.
Ressaltamos que, após a divulgação do Calendário Acadêmico de 2021.2, será definida e informada uma data limite, dentro do prazo de até 30 dias a partir do início das aulas do semestre letivo seguinte (2021.2), para a apresentação dos documentos exigidos para aprovação nas disciplinas pertinentes. Findo o prazo de entrega, as médias apresentadas sem pendências, pelos alunos, serão registradas no sistema. Com base no processamento dessas informações, o DEP emitirá a listagem dos concluintes aptos para colar grau, para que a Secretaria de Graduação FDir possa então agendar o ato.