Trabalho de Conclusão do Curso – TCC

Os documentos exigidos para aprovação nas disciplinas de Monografia devem ser apresentados, de forma legível, sem pendências, de acordo com as normas e os prazos divulgados pela Secretaria de Graduação – verificar orientações através do link apresentado abaixo.

ACESSE AQUI OS MATERIAIS NECESSÁRIOS AO CURSO DAS DISCIPLINAS DE MONOGRAFIA: INSTRUÇÕES E PRAZOS; REGULAMENTO; QUADRO DE VAGAS E FORMULÁRIOS.

Projeto de Monografia 

A aprovação na disciplina Projeto de Monografia requer o cumprimento de duas etapas. Após estabelecer vínculo com um orientador, para o curso de monografia, mediante o aceite do Termo de Compromisso do Professor Orientador entregue à Secretaria, o aluno deve apresentar o Projeto, assinado pelo docente, cumprindo as exigências divulgadas. 

As vagas são preenchidas conforme a ordem de entrega dos Termos de Compromisso e de Substituição de Professor Orientador, devidamente assinados pelos professores. Desse modo, o aluno deve se atentar a divulgação do Quadro de Vagas dos professores orientadores e fazer contato com aqueles que possuem disponibilidade para orientar, de acordo com a sua área de interesse.

Monografia I e Seminário de Monografia I

O aluno deve apresentar, à Secretaria, o Formulário de Avaliação de Monografia I, devidamente preenchido, contendo nota e assinatura do orientador.

Monografia II e Seminário de Monografia II

Depósito e Defesa de Monografia

O aluno deve apresentar, à Secretaria, a Monografia gravada em PDF contendo a FICHA CATALOGRÁFICA.
A Ficha Catalográfica deve ser obtida através do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica da Rede Sirius – UERJ. 

O aluno deve apresentar, à Secretaria, conforme as normas divulgadas, o Formulário de Depósito e Defesa de Monografia, devidamente PREENCHIDO, de forma LEGÍVEL, contendo a Média Final e a ASSINATURA do orientador.

A respeito das regras de composição da Banca de Defesa de Monografia, ratificamos a orientação de que o Regulamento deve ser seguido também no que se refere a quantidade mínima de membros exigida, ou seja, devem integrar a Banca: o orientador e mais dois avaliadores (TOTAL = 3 membros), exceto quando houver coorientação, assim temos a mesma composição das bancas do mestrado e da especialização.

No caso de Monografia com coorientação, que é opcional, a Banca deve contar com a participação do coorientador, além do orientador e mais dois avaliadores (4 membros).

O orientador tem a liberdade de escolher a plataforma de videoconferência a ser adotada, desde que seja de acesso livre e gratuito. Contudo, se ainda assim, no ato da Defesa da Monografia, houver a absoluta impossibilidade de se formar a banca, com todos os membros convidados, caberá ao orientador justificar na ata (Formulário de Depósito e Defesa), informando o nome do avaliador ausente e a razão pela qual não pôde ser substituído.

Já a realização da Defesa de Monografia somente com a presença do orientador ou, no caso de coorientação, do orientador e do coorientador apenas, sem outros avaliadores é terminantemente inviável.

Monografia Em Preparo

A condição Em Preparo permite ao aluno inscrito em Monografia II e Seminário de Monografia II uma extensão de prazo para a conclusão da monografia e a realização da defesa, desde de que esteja apto e autorizado pelo orientador a solicitá-lo, mediante apresentação do formulário Requerimento de Monografia Em Preparo, à Secretaria, seguindo as instruções divulgadas.

Segundo a deliberação 027/2003 da UERJ, a situação Em Preparo pode ser substituída pelo registro da nota até 30 dias após o início do período letivo seguinte (a partir do início das aulas), sem prejuízos ao CR, cabendo à Unidade Acadêmica apresentar normas complementares, contendo procedimentos a serem adotados internamente.

O aluno tem direito a, no máximo, 3 (três) "em preparo". Após esse prazo, somente pode haver registro em seu boletim acadêmico de aprovação ou reprovação (nota/frequência), respeitado o prazo máximo de integralização curricular.

No semestre seguinte, no período de inscrição em disciplinas, aqueles que estejam na situação Em Preparo devem se inscrever novamente em Monografia II e Seminário de Monografia II, pelo Aluno Online.

A inscrição nas disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II, após o registro da condição Em Preparo, é obrigatória, porque se o aluno não apresenta, dentro da data estipulada, pela Secretaria, os documentos exigidos para a aprovação e conclusão da Monografia Em Preparo, ele fica obrigado a cursar essas matérias novamente, respeitando os prazos de entrega de Monografia do semestre seguinte.

Ressaltamos que, após a divulgação do Calendário Acadêmico de 2021.2, será definida e informada uma data limite, dentro do prazo de até 30 dias a partir do início das aulas do semestre letivo seguinte (2021.2), para a apresentação dos documentos exigidos para aprovação nas disciplinas pertinentes. Findo o prazo de entrega, as médias apresentadas sem pendências, pelos alunos, serão registradas no sistema. Com base no processamento dessas informações, o DEP emitirá a listagem dos concluintes aptos para colar grau, para que a Secretaria de Graduação FDir possa então agendar o ato.

 

Disciplinas de Monografia inscritas por Quebra de Pré-Requisito

Caso o aluno tenha solicitado Quebra de Pré-Requisito, deve apresentar os documentos de todas as disciplinas de Monografia em curso. A entrega dos documentos de Monografia II e Sem. de Mono II não isenta o aluno de apresentar o Projeto de Monografia, nem o Formulário de Avaliação de Monografia I e Sem. Monografia I.

Do mesmo modo, o pedido de Em Preparo serve somente para as disciplinas Monografia II e Sem. de Monografia II. Sendo assim, se o aluno solicitar Em Preparo e estiver cursando também as demais disciplinas de Monografia (Projeto e Monografia I/Sem. de Monografia I), caso não apresente os documentos pertinentes a essas matérias, dentro dos prazos estabelecidos, será reprovado.

Perda de Vínculo

Pode ocorrer perda de vínculo quando o aluno não cumpre o prazo de Monografia em Preparo ou interrompe o curso sequencial nas disciplinas de Monografia, seja porque não se inscreveu nas mesmas, cancelou, reprovou ou trancou a matrícula. Havendo perda de vínculo, o aluno fica obrigado a apresentar novo Termo de Compromisso do Professor Orientador, estando a sua aceitação sujeita a quantidade de vagas.

Coordenador de Projeto e Monografia:
Prof. Alexandre Ferreira de Assumpção Alves
E-mail: asaa@uol.com.br

Canal da Secretaria de Graduação para o tratamento das disciplinas de Monografia
mono.grad.diruerj@gmail.com