Diálogos do Cárcere

Você conhece o Diálogos do Cárcere?

Ele é um projeto de extensão da Faculdade de Direito composto por alunes da graduação e da pós do sétimo andar da UERJ e por estudantes do Colégio Estadual Mário Quintana.

O objetivo principal do Diálogos é a promoção de círculos de cultura envolvendo esses dois grupos de alunes nas instalações do Colégio Mário Quintana, localizado na unidade prisional Lemos Brito no Complexo Penitenciário de Gericinó.

O projeto foi criado em 2019, sob a coordenação da Profª. Vera Malaguti, no intuito de possibilitar o intercâmbio e a produção de conhecimentos a partir do diálogo realizado entre seus integrantes. Colocando em questão o cárcere, mas nunca a ele se reduzindo, tenta-se a partir das suas atividades fundamentalmente compreender: como é possível ler uma sociedade que tanto encarcera e pune? O que o cárcere determina sobre as vidas que por lá passaram? E sobre aquelas que não?

Atualmente, após um longo período de atividades centradas na troca de correspondências em virtude da pandemia, o Projeto retoma os encontros quinzenais no Mário Quintana. O que não significa o abandono da troca de cartas, atividade que tanto ensinou a quem o integra que se escrever é parte de sobre-viver.

Agora que você já conhece um pouco do Diálogos, deixamos o convite para que participe das trocas acompanhando e interagindo com o conteúdo que o projeto compartilha nas redes.