Email: celina.bodin@gmail.com

MARIA CELINA BODIM DE MORAES

Maria Celina Bodin de Moraes (Doutorado em direito civil, Università di Camerino, 1986) é professora titular de direito civil da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professora associada do Departamento de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). É parecerista em direito privado e editora-chefe da ||civilistica.com – Revista eletrônica de direito civil (Qualis A2). Foi diretora do Departamento de Direito da PUC-Rio e coordenadora da área do Direito da Faperj. Atua na área do direito privado, principalmente mediante a metodologia do direito civil constitucional. Os temas mais frequentes de sua produção científica são: princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade, aplicação direta da Constituição às relações privadas, proteção das pessoas vulneráveis, direitos da personalidade, relações familiares, contratos e responsabilidade civil.