Image

Morre, aos 84 anos, o professor Damásio Evangelista de Jesus

 

Morreu na noite de quarta-feira (12/2), aos 84 anos, o professor Damásio Evangelista de Jesus, em Bauru (SP), onde foi sepultado nesta quinta-feira (13/2).

Nascido em Cerquilho, interior de São Paulo, o professor Damásio integrou o Ministério Público de São Paulo por 27 anos e foi advogado criminalista. Como jurista, lançou mais de 20 livros e criou o grupo Damásio Educacional, que além de curso preparatório para concursos da área jurídica possui também a faculdade de Direito.

O professor Damásio se destacou ainda como representante brasileiro em sessões da Organização das Nações Unidas (ONU) e em audiências e debates sobre temas como prevenção ao crime e justiça penal, crimes de corrupção  e transações comerciais internacionais e controle de porte e uso de armas de fogo. Um dos mais respeitados especialistas em Direito Penal, o Damásio era um crítico do aumento das penas:

“Existem três tendências no Direito Penal. A primeira é usar a pena como política. A segunda é ir para o caminho da ressocialização. A terceira tendência é intermediária. O Brasil não sabe para onde vai. Não sabe se a pena é punitiva, ressocializadora, ou se fica no meio do caminho. O Direito Penal não é um instrumento do Estado para punir o suspeito. É um instrumento do suspeito para se defender do Estado”.

Foto Fernando Moraes, Folhapress

 

 

NOTA DE PESAR DA FACULDADE DE DIREITO DA UERJ

Manifestamos nosso profundo pesar pelo falecimento de DAMÁSIO EVANGELISTA DE JESUS, e nos solidarizamos com os familiares e amigos do saudoso Professor de Direito Penal.

DAMÁSIO EVANGELISTA DE JESUS ocupou um largo espaço, nesses últimos sessenta anos, no estudo, na elaboração, no ensino e na aplicação do Direito Penal no nosso País. Foi integrante do Ministério Público de São Paulo, advogado criminalista, além de ter exercido o magistério de Direito Penal em diversos centros de ensino, tendo sido o fundador do Grupo Damásio Educacional, curso preparatório para concursos jurídicos, e Faculdade de Direito.

Reconhecido internacionalmente, o Prof. DAMÁSIO representou o País inúmeras vezes na ONU e recebeu o título de Doutor Honoris causa da Universidade de Salerno, na Itália.

Sobretudo, o Prof. DAMÁSIO foi autor de inúmeras obras jurídicas, tendo escrito mais de duas dezenas de livros, além de artigos, estudos, pareceres e outros trabalhos científicos de grande valor para as Ciências Penais, tanto no Brasil como no estrangeiro.

Sua obra principal “Direito Penal. Parte Geral e Parte Especial”, em quatro volumes, que se encontra na 36ª edição, influenciou gerações de estudantes e profissionais do Direito, inclusive muitos do ora docentes do Departamento de Direito Penal da UERJ.

Releva registrar, ainda, em 2013, o Prof. DAMÁSIO nos honrou com uma magistral palestra no Salão Nobre da nossa Casa.

Rio, 13 de fevereiro de 2020

Membros do Departamento de Direito Penal da Faculdade de Direito da UERJ

Leave a Reply