Monografia em Preparo requerida em 2021/2 - Prazos e Orientações

 
⚠️ Prazo para defesa e apresentação dos documentos: 13/jun a 08/jul/22
 
�� ORIENTAÇÕES GERAIS
Informamos que as instruções apresentadas nesta postagem são válidas APENAS para alunos na condição EM PREPARO requerida no semestre letivo 2021.2 e que o descumprimento do prazo e/ou pendências nas documentações exigidas obrigará o discente a cursar, em 2022.1, as disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II, respeitando as orientações e os prazos determinados para o semestre vigente (2022.1).
 
❖ As instruções divulgadas estão disponíveis para consulta no Google Drive, na pasta Monografia. Link para acesso aos formulários das disciplinas de Monografia, aos manuais, ao regulamento e demais materiais pertinentes:
Se atentem aos prazos e estabeleçam CONTATO com os orientadores com ANTECEDÊNCIA.
 
❖ Os formulários foram disponibilizados no formato Word, logo, podem ser encaminhados aos docentes já preenchidos pelos discentes.
 
❖ Os formulários devem ser apresentados no formato PDF, devidamente PREENCHIDOS, de forma LEGÍVEL, tendo incluídas apenas as informações requeridas nos campos pertinentes e contendo as ASSINATURAS dos PROFESSORES.
 
❖ Os documentos exigidos para a conclusão das disciplinas de Monografia, caso não possam ser assinados de próprio punho e digitalizados, podem apresentar assinaturas digitais (assim entendidas as que possuem certificados digitais, gerados em documentos eletrônicos, através de criptografia) ou eletrônicas (assim entendidas as que exibem as imagens das assinaturas manuscritas, mediante emprego de recursos tecnológicos, tais como fotos, sem criptografia).
 
ATENÇÃO: Alterações realizadas em arquivos já assinados digitalmente podem desconfigurar o certificado digital, impedindo o seu reconhecimento em sistemas eletrônicos de verificação.
 
❖ Os documentos devem ser enviados pelos ALUNOS, para a Secretaria de Graduação, EM CÓPIA AOS PROFESSORES, POR E-MAIL, através do seguinte endereço:
(Canal destinado ao tratamento das disciplinas de Monografia)
 
❖ Confirmação recebimento e-mail:
A nossa confirmação de recebimento dos documentos NÃO é automática. Os e-mails de entrega serão respondidos após análise do material enviado, arquivo e registro dos dados, processo que demanda tempo e cuidado. Desse modo, pedimos que realizem os envios seguindo as instruções e que aguardem, pois retornamos o contato SOMENTE quando o tratamento da mensagem é concluído.
 
❖ Mudança de tema:
Além dos alunos inscritos na disciplina Projeto de Monografia, aqueles que mudarem o tema da Monografia, mesmo que já tenham sido aprovados na referida matéria, também devem apresentar projeto atualizado, contendo assinatura do(a) orientador(a) na capa.
Nesse caso, o projeto atualizado pode ser apresentado junto com os demais documentos exigidos para a aprovação das disciplinas de Monografias cursadas no momento.
 
❖ Pode ocorrer perda de vínculo quando o aluno não cumpre o prazo de Monografia Em Preparo ou interrompe o curso sequencial nas disciplinas de Monografia, seja porque não se inscreveu nas mesmas, cancelou, reprovou ou trancou a matrícula. Havendo perda de vínculo, o aluno fica obrigado a apresentar novo Termo de Compromisso do Professor Orientador, estando a sua aceitação sujeita a quantidade de vagas.
 
�� ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS
 
As disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II são CONCOMITANTES e recebem a mesma nota informada no formulário de Depósito e Defesa de Monografia.
Defesa e entrega dos documentos exigidos para aprovação:
PRAZO: 13/jun a 08/jul/22
 
● Enviar Monografia gravada em PDF, contendo a FICHA CATALOGRÁFICA.
A Ficha Catalográfica deve ser obtida através do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica da Rede Sirius – UERJ. Acesse o link para maiores informações sobre esse serviço:
● Enviar o formulário Depósito e Defesa de Monografia, em PDF, devidamente PREENCHIDO, de forma LEGÍVEL, contendo a Média Final e a ASSINATURA do ORIENTADOR.
● No formulário Depósito e Defesa de Monografia, o campo SEMESTRE letivo deve constar registrado como 2021.2.
● O tipo de documento encaminhado deve ser especificado, no campo ASSUNTO, como “Depósito e Defesa Monografia Em Preparo 2021.2”.
● Informar no e-mail: nome completo, matrícula, título da monografia, data da defesa, orientador, avaliadores e semestre 2021.2. EXEMPLO:
“Prezados,
Envio a Monografia intitulada (título da monografia) e o formulário Depósito e Defesa, contendo a assinatura do(a) orientador(a) (nome completo do orientador) e a média final atribuída por ele(a) e demais avaliadores: (nomes completos dos avaliadores), no dia 00/00/2022 (data da defesa), pertinente ao semestre letivo 2021.2.
Atenciosamente,
Nome completo do aluno, N° matrícula.”
● A respeito das regras de composição da Banca de Defesa de Monografia, ratificamos a orientação de que o Regulamento deve ser seguido também no que se refere a quantidade mínima de membros exigida, ou seja, devem integrar a Banca: o orientador e mais dois avaliadores (TOTAL = 3 membros), exceto quando houver coorientação, assim temos a mesma composição das bancas do mestrado e da especialização.
No caso de Monografia com coorientação, que é opcional, a Banca deve contar com a participação do coorientador, além do orientador e mais dois avaliadores (4 membros). Obs.: O coorientador deve possuir diploma de mestrado ou doutorado.
● O orientador tem a liberdade de escolher a plataforma de videoconferência a ser adotada, desde que seja de acesso livre e gratuito. Contudo, se ainda assim, no ato da Defesa da Monografia, houver a absoluta impossibilidade de se formar a banca, com todos os membros convidados, caberá ao orientador justificar na ata (Formulário de Depósito e Defesa), informando o nome do avaliador ausente e a razão pela qual não pôde ser substituído.
Já a realização da Defesa de Monografia somente com a presença do orientador ou, no caso de coorientação, do orientador e do coorientador apenas, sem outros avaliadores é terminantemente inviável.
❖ Colação de Grau:
Findo o prazo para entrega dos documentos, as médias apresentadas sem pendências, pelos alunos na situação Em Preparo, serão registradas no sistema. Com base no processamento dessas informações, o DEP emitirá a listagem dos concluintes aptos para colar grau e a Secretaria de Graduação FDir agendará o ato. Os discentes autorizados serão convocados por e-mail e a listagem será divulgada no site da Faculdade de Direito e na página Secretaria Direito UERJ, no Facebook.