Documentos para aprovação nas Disciplinas de Monografia: prazos e orientações

As instruções apresentadas nesta publicação estão disponíveis para consulta no Google Drive, na pasta Monografia. Link para acesso aos formulários das disciplinas de Monografia, ao Quadro de Vagas dos Orientadores, aos manuais, ao regulamento e demais materiais pertinentes:

https://drive.google.com/drive/u/1/folders/1ljWxueg58Y_cv_Uj-Ar_38lVvK1i6Yv4

Os formulários também podem ser encontrados na Xerox do 7° andar, na pasta da Secretaria.

❖ Disciplinas de Monografia: Projeto de Monografia (8° período); Monografia I e Seminário de Monografia I (9° período); Monografia II e Seminário de Monografia II (10° período).

❖ O descumprimento de prazos e/ou pendências nas documentações exigidas resultam em reprovação.

❖ Se atentem aos prazos e estabeleçam CONTATO com os orientadores com ANTECEDÊNCIA.

❖ Os formulários foram disponibilizados no formato Word, logo, podem ser encaminhados aos docentes já preenchidos pelos discentes.

❖ Os formulários devem ser apresentados no formato PDF, devidamente PREENCHIDOS, de forma LEGÍVEL, tendo incluídas apenas as informações requeridas nos campos pertinentes e contendo as ASSINATURAS dos PROFESSORES.

❖ Os documentos exigidos para a conclusão das disciplinas de Monografia, caso não possam ser assinados de próprio punho e digitalizados, podem apresentar assinaturas digitais (assim entendidas as que possuem certificados digitais, gerados em documentos eletrônicos, através de criptografia) ou eletrônicas (assim entendidas as que exibem as imagens das assinaturas manuscritas, mediante emprego de recursos tecnológicos, tais como fotos, sem criptografia).

ATENÇÃO: Alterações realizadas em arquivos já assinados digitalmente podem desconfigurar o certificado digital, impedindo o seu reconhecimento em sistemas eletrônicos de verificação.

❖ Os documentos devem ser enviados pelos ALUNOS, para a Secretaria de Graduação, EM CÓPIA AOS PROFESSORES, POR E-MAIL, através do seguinte endereço:

mono.grad.diruerj@gmail.com

(Canal destinado ao tratamento das disciplinas de Monografia)

O tipo de documento encaminhado deve ser especificado no campo ASSUNTO como “Termo de Compromisso” ou “Termo de Substituição” ou “Projeto” ou “Avaliação Monografia I” ou “Depósito e Defesa Monografia” ou “Requerimento Preparo” + o semestre letivo correspondente. EXEMPLO: Projeto 2023.1.

Do mesmo modo, na mensagem, o discente deve se identificar, com NOME COMPLETO e MATRÍCULA, além de informar o tipo de documento apresentado e o nome do(a) orientador(a).

EXEMPLO:

“Prezados,

Envio o documento PROJETO DE MONOGRAFIA assinado pelo meu orientador (nome e sobrenome do professor).

Atenciosamente,

Nome completo do aluno, Nº matrícula.”

🚨 Confirmação recebimento e-mail:A nossa confirmação de recebimento dos documentos NÃO é automática. Os e-mails de entrega serão respondidos após análise do material enviado, arquivo e registro dos dados, processo que demanda tempo e cuidado. Desse modo, pedimos que realizem os envios seguindo as instruções e que aguardem, pois retornamos o contato SOMENTE quando o tratamento da mensagem é concluído.

❖ Disciplinas de Monografia inscritas por Quebra de Pré-requisito:

Caso o aluno tenha solicitado Quebra de Pré-requisito, lembramos que devem ser apresentados os documentos de TODAS as disciplinas de Monografia em curso. A entrega dos documentos de Monografia II e Seminário de Monografia II não isenta o aluno de apresentar o Projeto de Monografia, nem o Formulário de Avaliação de Monografia I e Seminário de Monografia I.

Do mesmo modo, o pedido de Em Preparo serve somente para as disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II. Logo, se o aluno está cursando, além de Monografia II/Seminário de Monografia II, as demais disciplinas de Monografia (Projeto de Monografia e Monografia I/Seminário de Monografia I), caso não apresente os documentos pertinentes a essas matérias, dentro dos prazos estabelecidos, será reprovado.

❖ Mudança de tema:

Além dos alunos inscritos na disciplina Projeto de Monografia, aqueles que mudarem o tema da Monografia, mesmo que já tenham sido aprovados na referida matéria, também devem apresentar projeto atualizado, contendo assinatura do(a) orientador(a) na capa.

Nesse caso, o projeto atualizado pode ser apresentado junto com os demais documentos exigidos para a aprovação das disciplinas de Monografias cursadas no momento.

❖ Ocorre perda de vínculo quando o aluno interrompe o curso sequencial nas disciplinas de Monografia, seja porque não se inscreveu nas mesmas, cancelou, reprovou ou trancou a matrícula e pode ocorrer, quando o prazo de Monografia Em Preparo não é cumprido. Havendo perda de vínculo, o aluno fica obrigado a apresentar novo Termo de Compromisso do Professor Orientador, estando a sua aceitação sujeita a quantidade de vagas.

ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS:1. Entrega dos TERMOS de COMPROMISSO e de SUBSTITUIÇÃO do Professor Orientador:

PRAZO: 27/março a 28/abril

● O Termo, seja de Compromisso ou de Substituição, deve ser enviado, em PDF, devidamente preenchido e assinado pelo(s) professor(es) envolvido(s).

ATENÇÃO: Antes de entrar em contato com um professor para estabelecer vínculo de orientação, consulte o Quadro de Vagas dos Orientadores 2023.1, no Google Drive, pois somente docentes com vagas disponíveis podem orientar. Obs: As vagas serão preenchidas conforme a ordem de entrega dos Termos, logo, a relação estará sujeita a alterações, a partir do dia 27/março.

1.1. Quem deve apresentar o Termo de Substituição?

Alunos inscritos em Monografia I e Seminário de Monografia I ou Monografia II e Seminário de Monografia II que desejem trocar de orientador, desde que ambos os professores, o antigo e o novo, manifestem, no documento, concordância com a substituição e que o sucessor disponha de vaga para orientação.

1.2. Quem deve apresentar o Termo de Compromisso?

Alunos inscritos em Projeto de Monografia ou inscritos nas demais disciplinas de Monografia (que tenham perdido o vínculo com o orientador), desde que o professor escolhido manifeste o seu aceite no documento e disponha de vaga para orientação.

Ressaltando que a perda de vínculo pode ocorrer quando o aluno não cumpre o prazo de Monografia Em Preparo ou interrompe o curso sequencial das disciplinas de Monografia, seja porque não se inscreveu nas mesmas, cancelou, reprovou ou trancou a matrícula.2. Disciplina PROJETO DE MONOGRAFIA:

Não é atribuída nota à disciplina Projeto de Monografia, somente aprovação ou reprovação. A APROVAÇÃO na disciplina PROJETO DE MONOGRAFIA requer o cumprimento de duas etapas. Após estabelecer vínculo com um orientador, mediante o aceite do Termo de Compromisso do Professor Orientador apresentado à Secretaria de Graduação, o aluno deve entregar o Projeto assinado pelo orientador, cumprindo as exigências divulgadas.

2.1. Entrega do Projeto de Monografia:

PRAZO: 03 a 10/julho

● O Projeto de Monografia deve ser enviado contendo a assinatura do orientador na capa.3. Disciplinas MONOGRAFIA I e SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA I:

As disciplinas Monografia I e Seminário de Monografia I são CONCOMITANTES e recebem a mesma nota informada pelo docente no formulário de Avaliação.

3.1. Entrega do formulário de Avaliação de Monografia I:

PRAZO: 03 a 10/julho

● O formulário de Avaliação de Monografia I deve ser enviado, em PDF, devidamente preenchido, contendo nota e assinatura do orientador.4. Disciplinas MONOGRAFIA II e SEMINÁRIO DE MONOGRAFIA II:

As disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II são CONCOMITANTES e recebem a mesma nota informada no formulário de Depósito e Defesa de Monografia ou a condição Em Preparo, caso esta tenha sido solicitada.

4.1. Defesa e entrega dos documentos exigidos para aprovação:

PRAZO: 11 a 21/julho

● Enviar Monografia gravada em PDF, contendo a FICHA CATALOGRÁFICA.

A Ficha Catalográfica deve ser obtida através do Sistema para Geração Automática de Ficha Catalográfica da Rede Sirius – UERJ. Acesse o link para maiores informações sobre esse serviço:

https://www.rsirius.uerj.br/novo/index.php/servicos/elaboracao-de-ficha-catalografica

● Enviar o formulário Depósito e Defesa de Monografia, em PDF, devidamente PREENCHIDO, de forma LEGÍVEL, contendo a Média Final e a ASSINATURA do ORIENTADOR.

● No formulário Depósito e Defesa de Monografia, o campo SEMESTRE letivo deve constar registrado como 2023.1.

● Informar no e-mail: nome completo, matrícula, título da monografia, data da defesa, orientador, avaliadores e semestre 2023.1. EXEMPLO:

“Prezados,

Envio a Monografia intitulada (título da monografia) e o formulário Depósito e Defesa, contendo a assinatura do(a) orientador(a) (nome completo do orientador) e a média final atribuída por ele(a) e demais avaliadores: (nomes completos dos avaliadores), no dia 00/00/2023 (data da defesa), pertinente ao semestre letivo 2023.1.

Atenciosamente,

Nome completo do aluno, N° matrícula.”

● A respeito das regras de composição da Banca de Defesa de Monografia, ratificamos a orientação de que o Regulamento deve ser seguido também no que se refere a quantidade mínima de membros exigida, ou seja, devem integrar a Banca: o orientador e mais dois avaliadores (TOTAL = 3 membros), exceto quando houver coorientação, assim temos a mesma composição das bancas do mestrado e da especialização.

No caso de Monografia com coorientação, que é opcional, a Banca deve contar com a participação do coorientador, além do orientador e mais dois avaliadores (4 membros). Obs.: O coorientador deve possuir diploma de mestrado ou doutorado.

● O orientador tem a liberdade de escolher a plataforma de videoconferência a ser adotada, desde que seja de acesso livre e gratuito. Contudo, se ainda assim, no ato da Defesa da Monografia, houver a absoluta impossibilidade de se formar a banca, com todos os membros convidados, caberá ao orientador justificar na ata (Formulário de Depósito e Defesa), informando o nome do avaliador ausente e a razão pela qual não pôde ser substituído.

Já a realização da Defesa de Monografia somente com a presença do orientador ou, no caso de coorientação, do orientador e do coorientador apenas, sem outros avaliadores é terminantemente inviável.4.2. Entrega do Requerimento de Monografia Em Preparo 2023.1:

PRAZO: 11 a 21/julho

● O formulário Requerimento de Monografia Em Preparo deve ser enviado, em PDF, devidamente preenchido, contendo assinatura do orientador.

A condição Em Preparo permite ao aluno inscrito em Monografia II e Seminário de Monografia II uma extensão de prazo para a conclusão da monografia e a realização da defesa, desde que esteja apto e autorizado pelo orientador a solicitá-lo, mediante apresentação do formulário Requerimento de Monografia Em Preparo, à Secretaria, seguindo as instruções divulgadas.

Segundo a deliberação 027/2003 da UERJ, a situação Em Preparo pode ser substituída pelo registro da nota em até 30 dias após o início do período letivo seguinte (a partir do início das aulas), sem prejuízos ao CR, cabendo à Unidade Acadêmica apresentar normas complementares, contendo procedimentos a serem adotados internamente.

O aluno tem direito a, no máximo, 3 (três) “em preparo”. Após esse prazo, somente pode haver registro em seu boletim acadêmico de aprovação ou reprovação (nota/frequência), respeitado o prazo máximo de integralização curricular.

No semestre seguinte, no período de inscrição em disciplinas, aqueles que estejam na situação Em Preparo devem se inscrever novamente em Monografia II e Seminário de Monografia II, pelo Aluno Online.

A inscrição nas disciplinas Monografia II e Seminário de Monografia II, após o registro da condição Em Preparo, é obrigatória e se o aluno não apresenta, dentro da data estipulada, pela Secretaria, os documentos exigidos para a aprovação e conclusão da Monografia Em Preparo, ele fica obrigado a cursar essas matérias novamente, respeitando os prazos de entrega de Monografia do semestre seguinte.

Ressaltamos que, após a divulgação do Calendário Acadêmico de 2023.2, será definida e informada uma data limite, dentro do prazo de até 30 dias a partir do início das aulas do semestre letivo seguinte (2023.2), para a apresentação dos documentos exigidos para aprovação nas disciplinas pertinentes. Findo o prazo de entrega, as médias apresentadas sem pendências, pelos alunos, serão registradas no sistema.

Com base no processamento dessas informações, o DEP emitirá a listagem dos concluintes aptos a colar grau, para que a Secretaria de Graduação FDir possa então agendar o ato.

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